Em 1959 o Brooklin, bairro da cidade de São Paulo, era formado por chácaras e não havia muitos meios de transporte. Alguns jovens residentes da região, procurando opções de lazer, tiveram a ideia de fundar um clube onde realizariam bailes, arrecadando assim certa importância para mais tarde fazer um algo mais.
A ideia surgiu e foi posta em prática. O objetivo do clube seria formar ambientes sãos e familiares onde os jovens poderiam se distrair e cultivar os seus conhecimentos através das reuniões culturais e dançantes.
Aos poucos, pessoas interessadas em ajudar na construção do clube foram oferecendo terrenos para a construção de quadras de vôlei, bola ao cesto e futebol de salão.
A escolha do nome...Nos livros de José de Alencar, Cyro Raphael Monteiro da Silva encontrou a palavra Açaí, que, na língua tupi, significa uma certa palmeira encontrada no Pará com altura de 15 a 18 metros, e suas raízes tornam-se firmemente fixas ao solo, de tal sorte que não há vento que a derrube.
Aí surge assim o Açaí Clube.
Como se costuma dizer no clube, o Açaí clube "é o quintal da nossa casa", pois é o local ideal para o lazer de adultos e crianças, onde as famílias pode se unir desfrutando de segurança e tranquilidade fazendo e consolidando amizades.